Cristalina projects investment of R$5 billion in the next ten years
A note published in Amanhã highlights Cristalina´s role as an integrator of solutions and partnerships for water and wastewater through sustainability assumptions, with an operating model that aims to contribute to the social, environmental and economic development of Brazil. Access here!
Confira a matéria na íntegra:
O saneamento está entre as principais discussões globais dos países que buscam desenvolvimento sustentável e qualidade de vida para a população. Nessa linha, nasce uma empresa brasileira, que chega ao mercado com uma nova proposta de atuação. A Cristalina tem o papel de integrar soluções e parcerias para o segmento de saneamento, além de atuar como uma operadora de serviços públicos do setor. O objetivo da empresa é operar com dez contratos de concessão nos próximos cinco anos, o que significa levar água e esgoto de qualidade para 1,5 milhão de habitantes. Os investimentos previstos pela companhia ficam em torno de R$ 5 bilhões em dez anos.
Na prática, a Cristalina servirá tanto a investidores financeiros que desejam atuar no setor quanto prestará serviços de operação de saneamento para concessões e PPPs, sendo um agente estratégico na conexão com esses diferentes públicos. Inicialmente, o foco da empresa está no Sul e no Sudeste do país, mas já estão no radar alternativas pontuais de projetos em outras regiões. Estruturada a partir de premissas de sustentabilidade, a companhia equilibra o impacto positivo na vida das pessoas, no meio ambiente e na performance financeira do negócio, modelo de atuação que visa contribuir para o desenvolvimento social e econômico do Brasil.
“A empresa nasce para atender a necessidade de acelerar o desenvolvimento do setor de saneamento básico no Brasil. Acreditamos em soluções reais, a partir de iniciativas inovadoras e orientadas por uma visão sistêmica que valoriza pessoas, eficiência operacional e, principalmente, reforça a consciência de que o retorno do investimento amplia o impacto positivo e impulsiona o crescimento de todos”, salienta Yves Besse, presidente da Cristalina.
A partir da revisão do Marco Legal que tem o objetivo de promover a universalização do saneamento básico, com a meta de garantir o atendimento de 99% da população com água potável e de 90% com tratamento e coleta de esgoto até 2033, a Cristalina identifica oportunidades para oferecer melhorias nos serviços prestados à população, alinhados aos novos tempos, às exigências dos cidadãos e fortalecendo parcerias com o poder público.
A Cristalina surge do encontro de três profissionais que somam mais de 35 anos de experiência nas áreas de saneamento, mercado financeiro e políticas públicas. Besse foi co-fundador da CAB Ambiental (atual Iguá) e presidente da Associação Brasileira dos Concessionários Privados dos Serviços Públicos de Água e Esgoto (Abcon). Paulo Uebel, o vice-presidente da Cristalina, foi secretário especial de desburocratização, gestão e governo digital do Ministério da Economia entre 2019 e 2020. Já a diretora executiva Daniela Pinho foi CFO da Cab Ambiental e por uma década atuou como sócia da Brasilpar, escritório de finanças especializado em fusões e aquisições.